Coimbra assume-se “Capital Cultural da Europa” durante os próximos meses

Ecra-HD-Semestre-Europeu2-1_1920x1080_acf_cropped-1095x616.png

Coimbra vai ser o epicentro de uma programação cultural dedicada à União Europeia (UE) durante os próximos meses em que Portugal assume a presidência portuguesa da mesma.

Sob a designação “Semestre Europeu – A Europa em Coimbra 2021”, o Município de Coimbra pretende celebrar a multiplicidade de culturas dos países que integram a UE.

O programa sofreu inúmeras alterações em virtude da atual pandemia provocada pela COVID-19, mas, para o Município, o caminho, não foi cancelar, e, sim, reajustar toda a programação às normas estipuladas pelas autoridades de saúde. Serão 6 meses de programação onde todos os países membros da UE estarão “presentes”.

Até ao final do mês de junho, Coimbra, promove as criações e produções nacionais e europeias e, é, claramente, um convite para que a cidade, a região e todo o país vivenciem outras culturas, transformando a cidade num sítio aberto ao mundo, mesmo, em tempos de pandemia.  

Luís de Matos, coordenador do grupo de trabalho da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027, reconhece que, “não há memória de algo do género ter sido realizado por algum país durante uma presidência da União Europeia”, um formato que absorve, de forma tão vincada, a multiplicidade de culturas deste conjunto de países.

O programa foi preparado muito antes do atual contexto da pandemia, previa trazer a Coimbra um conjunto significativo e representativo das companhias, orquestras e de nomes maiores da cena artística contemporânea de cada um dos países que integram a UE. Todavia, a evolução da COVID-19, face à doença, as medidas de contingência impuseram uma mudança de planos, com a programação de espetáculos, concertos, exposições, conferências e intervenções no espaço público a serem revistas e reajustadas.

Até ao momento, todos os eventos estão programados para acontecer com público presente, à exceção do espetáculo de abertura “Pitou – 100 anos Amália”, no dia 17 de janeiro, que é dedicado a Portugal e ao centenário de Amália Rodrigues e terá transmissão em formato online, pelas 18h00. Recordamos que o espetáculo foi concebido para a última edição do Correntes de um Só Rio, um Festival criado pela Câmara Municipal para o Convento São Francisco que visa celebrar e promover o Fado e a Canção de Coimbra.  

Destaque, ainda, para a singularidade do concerto de Salvador Sobral Canta Brel no âmbito do Festival Montepio Às Vezes o Amor. Será ao som da chanson française que este ano, Coimbra, no Convento São Francisco, celebrará o Dia dos Namorados.

Brevemente, no dia 10, há concerto para bebés “Um Bebé em Passeio na República Checa” com sessões às 10h00 e 11h30 na Antiga Igreja, e, no dia 30, a Orquestra Clássica do Centro com Adriano Jordão vai trazer Viena até ao Grande Auditório do Convento.

Em fevereiro, destacamos o “VI Coimbra World Piano Meeting” (VI Encontro Mundial de Piano de Coimbra), - é um evento inédito e já consagrado a nível nacional e internacional, organizado pela prestigiada Academia Internacional de Música "Aquiles Delle Vigne" (A2DV) (7 fevereiro | 18h00 | Grande Auditório). A 20 de fevereiro: subito trio - A Hora cigana: Ode à Música Romena, o concerto dedicado à música tradicional e clássica romena, integrado no projeto de promoção cultural europeia do Convento São Francisco.  No dia 27, a antiga igreja do Convento São Francisco vai receber um espetáculo ímpar de um quarteto de harpas celtas, interpretado por quatro mulheres da Galiza, que constituem o grupo Lulavai, onde o protagonismo das harpas e o som doce das suas vozes dão vida a um estilo próprio e único. Também de Espanha, mas já a 20 de março, o grande auditório vai receber o aclamado Tomatito, um solista de máxima relevância no flamenco.

São inúmeras as propostas que a Câmara Municipal de Coimbra/Convento São Francisco preparou para si, muitas mais do que aquelas que aqui destacamos, mas que poderão ser consultadas no site/redes sociais do Convento São Francisco.

Teatro, cinema, oficinas, música, concertos, dança, concertos para bebés, exposições para ver/escutar/participar em Coimbra.