Coimbra celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra associa-se à proposta da PATRIMÓNIO CULTURAL, I.P para a celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024, que e assinala na quinta-feira, dia 18 de abril, este ano dedicado ao tema Catástrofes e Conflitos à Luz da Carta de Veneza, através de um programa que pretende promover o património de Coimbra com um conjunto de atividades programadas sobretudo para quinta-feira, mas também para os dias seguintes. “Proteger o futuro a brincar no Sereia”, “Jardim da Sereia – Proteger o Futuro à Luz da Carta de Veneza” e, ainda, iniciativas promovidas pelo Museu Municipal de Coimbra, como um percurso pedonal pela desaparecida muralha de Coimbra, são algumas das propostas para este dia comemorativo. Na quinta-feira, as entradas nos núcleos do Museu Municipal e no Centro de Arte Contemporânea são gratuitas.
Na quinta-feira, dia 18 de abril, o programa do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios convida à reflexão sobre o património cultural partilhado, pondo em evidência a evolução da cidade ao longo da história, bem como os locais que divulgam a diversidade do património de Coimbra.
Do vasto programa que se desenvolverá ao longo do dia 18, o destaque para duas atividades que irão decorrer no Jardim da Sereia: “Proteger o futuro a brincar no Sereia”, às 9h30 e às 11h00 com ponto de encontro marcado para a entrada do Jardim da Sereia, e “Jardim da Sereia – Proteger o Futuro à Luz da Carta de Veneza”, às 15h00, com ponto de encontro marcado igualmente para a entrada do Jardim da Sereia.
“Proteger o futuro a brincar no Sereia” é uma atividade de educação ambiental destinada ao público do 1º ciclo do Ensino Básico, onde as crianças serão convidadas a mergulhar num mundo de descobertas e de aprendizagens, explorando os segredos do jardim e aprendendo sobre a importância da conservação da natureza. A iniciativa é limitada à participação de uma turma, escolhida por ordem de receção das inscrições, que devem ser efetuadas para o contacto telefónico 239 702 630 ou para o email turismo@cm-coimbra.pt. Os alunos deverão fazer-se acompanhar de estojo com lápis de cor.
Já a iniciativa “Jardim da Sereia – Proteger o Futuro à Luz da Carta de Veneza” é direcionada para o público em geral e consiste numa caminhada interpretativa pelo jardim histórico. Guiados por especialistas, os participantes serão conduzidos pelo jardim, enquanto descobrem os segredos e histórias por trás de cada recanto. Esta caminhada oferece uma oportunidade única para os visitantes se conectarem com a natureza, enquanto apreciam a beleza e a riqueza histórica deste local icónico. A iniciativa, limitada à participação de 30 pessoas, é gratuita, mas requer inscrição através do contacto telefónico 239 702 630 ou do email turismo@cm-coimbra.pt.
Importa ainda destacar que o Museu Municipal se associa à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com entradas gratuitas em todos os núcleos e no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra na quinta-feira. Destaque ainda para a visita guiada “Percurso pela desaparecida muralha de Coimbra”, que tem início às 10h30 da Torre de Almedina. A iniciativa é dirigida aos alunos do secundário e ao público em geral e requer inscrição prévia através do contacto telefónico 239 833 771 ou do email museu.municipal@cm-coimbra.pt. O percurso pedonal vai permitir que o visitante tenha perceção da estrutura defensiva medieval da cidade, tendo como ponto de partida a Torre de Almedina. Depois desta data, a visita ficará disponível mensalmente na primeira terça-feira de cada mês.
Ainda no âmbito deste programa comemorativo, vai ter lugar, às 10h30, um percurso pela desaparecida muralha de Coimbra (depois desta data, a visita ficará disponível mensalmente, na primeira terça-feira do mês), que tem como ponto de partida a Torre de Almedina. Destina-se a alunos do secundário e público em geral e requer inscrição pelo telefone 239833771 ou através do e-mail museu.municipal@cm-coimbra-pt.
No dia 18 de abril, ainda de forma a assinalar a efeméride, vão ser publicados os primeiros testemunhos, na página de Facebook do MMC e do CACC, da iniciativa “O Guardador de Valor: Testemunhos de Futuro”. Nesta ação, com o mote “O monumento é inseparável da História, da qual é testemunho”, convida-se a comunidade a fazer chegar ao Museu testemunhos orais, fotografias ou desenhos. Este é um projeto em aberto, que visa a criação de um arquivo de memórias.
Do programa de dia 18 constam, ainda, ações realizadas no quadro da “Coimbra – Rede de Museus”, designadamente “Conversas ao fim da tarde: Coimbra entre desastres e conflitos”, às 18h00, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, moderadas por Luísa Trindade, sobre a água, em particular sobre “A água na singularidade do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra”, por Francisco Pato de Macedo, sobre o ar, com o tema “Jardim Botânico da universidade de Coimbra: notas sobre resiliência e recuperação após o ciclone Leslie”, por António Gouveia, sobre o fogo, com o mote “Ex-funere vita: as várias vidas do Colégio de Santo Agostinho”, por Joel Araújo, e, por fim, sobre a terra, com o tema “…nem tanto à terra!”: a construção da Cidade Universitária e a destruição da Alta da cidade de Coimbra”, por Milton Pedro Dias Pacheco.
Há melhor do que acordar sem despertador, ao fim-de-semana, e seguir diretamente para um delicioso Brunch?
A equipa de investigadores começou por identificar os químicos ambientais persistentes em fontes de águas residuais e avaliar a eficácia
Charlie Mag (Espanha), Cillian O’ Connor (Irlanda), David Navares (Espanha), Gonza Martini (Argentina), Gonzalo Albiñana (...)
A Escola da Noite e a Cena Lusófona, em parceria com mais de uma dezena de instituições da cidade e do país, (...)
Ao todo são sete concertos, que vão passar por Lisboa, Porto, Guimarães, Figueira da Foz, Albufeira, Fundão e Ponta Delgada.
De cinema a dj sets, concertos, exposições de arte e performances teatrais, o Luna Fest expandirá as suas fronteiras e trará à cidade de Coimbra
A região de Coimbra oferece uma vibrante programação de concertos ao longo de 2024, abrangendo diversos géneros musicais e locais emblemáticos.
O músico e compositor brasileiro está de regresso à Europa para celebrar 10 anos de carreira. Em Coimbra, irá revisitar os seus maiores sucessos num concerto intimista, no palco do Salão Brazil.
Hoje, vimos com este artigo dar a conhecer um pouco sobre a Mirtilos da Lousã, uma marca da empresa Belaberry, Lda.
Com o Verão a aproximar-se, os convívios entre amigos multiplicam-se. E haverá melhor plano que usufruir do bom tempo, numa esplanada, a beber um fino e a partilhar uma, ou várias, empalhadas?!
Visitas guiadas orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas vão desafiar os cidadãos a ver, a conhecer ou a redescobrir o património da cidade(…)
Enumeramos vários negócios de pequenas atividades que foram, são e serão sempre úteis no dia a dia de qualquer pessoa, família, casa e empresa.
Um espaço acolhedor, decoração minimalista com inspiração marítima e uma solarenga esplanada onde apetece desacelerar, assim é o Nau Coffee.
De My Hero na mão, que melhor só partilhada entre pai e filhos, um brinde aos progenitores de todas as formas e feitios. Cheers!
No Dia de São Valentim, a Quinta das Lágrimas, cenário do amor eterno de Pedro e Inês, convida a criar novas memórias em Coimbra.
O dia 14 de Fevereiro, Dia dos Namorados, foi apenas o pretexto que surgiu para escrevermos um artigo sobre os alojamentos mais românticos em Coimbra e nos arredores.
A cozinha, aberta em pano de fundo, é o convite que faltava para nos sentarmos e, barriga houvesse, tínhamos pedido um de cada.
Oito anos depois da sua última temporada em cena, o café-teatro do Teatrão está de regresso para comemorar as 30 primaveras da companhia.
Inaugurada a 12 de agosto de 2007, a Casa-Museu Miguel Torga proporciona uma aproximação à intimidade de Miguel Torga.
As nossas próximas duas sugestões estão interligadas. Falamos do Museu PO.RO.S Portugal Romano em Sicó e das ruínas de Conimbriga.
Estarão presentes Livraria Almedina, Dr. Kartoon, Editora Lado Esquerdo, Grupo de Arqueologia e Arte do Centro, Imprensa da Universidade de Coimbra, (…)
Passear junto à natureza é uma das atividades mais saudáveis que podemos fazer com regularidade e, a boa notícia, é que é grátis.
Os bilhetes, que já estão à venda nos locais habituais e em https://www.bol.pt/, contam com desconto de 40% para os detentores do Cartão Amigo do CSF.
O Alma Shopping, Centro Comercial gerido e comercializado pela consultora imobiliária CBRE, abriu portas a uma nova loja no passado dia(…)
Ciclo dedicado às possibilidades criativas dos instrumentos de cordas, organizado pela Casa das Artes Bissaya Barreto, está de regresso,(…)
Ao longo da noite, a música dos J&V Music – grupo de música de baile criado por Bruno Carnim, que já colaborou previamente com o Teatrão (…)
O Ciclo Cinema e Autoria é uma iniciativa inserida no programa das Comemorações do Centenário da Biblioteca Municipal, um projeto (…)
As Galas Internacionais de Magia são, também, uma marca dos Encontros Mágicos. Este ano, vão decorrer nos dias 22 e 23 de setembro,(…)
De 19 a 22 de maio, o palco alternativo da Queima das Fitas, com programação e curadoria da Rádio Universidade de Coimbra, (…)
Fomos falar com Carlos Tomás, um artesão que reclama para si o título de último pintor de louça “ratinha”, para muitos a verdadeira louça de Coimbra.