JOÃO FARINHA convida o rapper RUZE e renova a Balada da Despedida!
João Farinha convida o rapper RUZE e juntos renovam a icónica “Balada da Despedida” de Fernando Machado Soares e Francisco Bandeira de Mateus.
Com produção do músico Tiago Machado, o tema junta o rap a um dos mais belos e conhecidos fados de Coimbra, a “Balada da Despedida” (Coimbra tem mais encanto) e constitui o primeiro single do novo álbum de João Farinha “A Conta que Deus Fez” com edição marcada para Setembro.
O tema, que está disponível em todas as principais plataformas digitais, estreia agora o videoclipe, realizado por Tiago Cerveira e filmado na histórica e bela cidade de Coimbra.
As palavras do crítico musical João Gobern
Será invulgar – mas não inédito, que até os Beatles assinaram Hello and Goodbye – um artista, de percurso sólido e multifacetado, com provas dadas e caminho para andar, restabelecer contacto com quem o ouve recorrendo a uma… despedida. No caso concreto, com a Balada da Despedida, o primeiro momento escolhido por João Farinha, fadista de Coimbra, para prestar contas das novidades que juntou para apresentar ao longo de 2024. Mas, alto lá!, então a Balada não é um dos clássicos incontornáveis num género, ou numa escola, de canto e mais do que isso, tantas vezes subvalorizada? Claro que sim. No entanto, nunca terá sido ouvido desta forma, impregnado de um ecumenismo estético que subverte, sem disparates e sem “fogo de vista”, que estilhaça fronteiras, que renova, que acrescenta, sem querer, longe disso, meter “tudo no mesmo saco”. Quem não corre riscos, acaba inevitavelmente a repetir e a repetir-se. E esse não é, de todo o caso, de João Farinha. Como se prova, de novo, a partir de agora.
Claro que, ao longo de um percurso de diversas vias – a solo, com o projecto Fado Ao Centro, com outras aventuras –, este cantor, fadista, não foge, antes se orgulha, de uma raiz bem determinada: o tal fado de Coimbra, que merece mais atenção e, até, mais prática e mais praticantes. Mas, nesta primeira “prestação” das contas que escolhe fazer, de forma voluntária e espontânea, mas que não dispensa o estudo, o trabalho e o talento, deixa um desafio profundo para o que aí vem. Chama ao palco Ruze, personalidade do hip-hop e do rap, e integra-o numa mudança que está longe de ser decorativa – é, claramente, estrutural, de fundação. Ou seja, ao que já conhecíamos, de Fernando Machado Soares e Francisco Bandeira de Mateus, juntam-se novas parcelas, corajosas, do próprio Ruze. De resto, fica o aviso: mesmo estando por enquanto a estrear o capítulo inicial deste andamento maduro e aberto de João Farinha, será melhor irmos criando espaço para outras surpresas, entre convidados, criadores, memórias e inéditos. Com a certeza de que estas contas serão revistas e aumentadas no Verão e no Outono, antes de passarem, como merecem e como se impõe, do disco às salas. Lá chegaremos.
Por essa altura se falará de mais “contribuintes” neste valor acrescentado. O título genérico vale como aviso, mais do que como profecia – vai chamar-se A Conta Que Deus Fez. Digam-lhe olá, com esta Despedida. Costuma dizer-se que as contas se fazem no fim. Mas, com esta Balada revisitada, o ganho de quem se lhes chegar, o lucro de quem ouve, começa já.
João Gobern
São disponibilizados serviços um foco especial no estudo da figura humana, como aulas de desenho de modelo e de retrato.
Nascidos há uma década no seio da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, lançam no próximo dia 6 de dezembro.
No próximo dia 31 de outubro, às 21h30, o Convento São Francisco recebe o espetáculo de encerramento da Todos São Palco –
Natural de Gouveia, a história de Isabel cruza-se com a de Coimbra quando veio estudar Engenharia Electrotécnica na "cidade dos estudantes".
A Associação de Canto e Vozes – Fala Mulheres e a Câmara Municipal (CM) de Coimbra realizam o 1º Encontro Nacional de Canto a Vozes, nos dias 12 e 13 de outubro,
Com quase 14 mil seguidores no instagram, a página Viva Coimbra apresenta-nos a "cidade dos estudantes" pelos olhos da publicitária Liana Barros Daiha.
A “Montra das Artes & Ofícios” volta à Baixa de Coimbra, no próximo domingo, dia 15 de setembro, das 9h00 às 19h00.
A Praça do Comércio volta a acolher mais uma edição da Feira de Artesanato Urbano, no próximo sábado, dia 14 de setembro.
De 13 a 15 de setembro, o Verde O'Parque, em Coimbra, será o palco natural de uma festa cervejeira inesquecível.
Está quase aí a 7ª edição do festival que a CM de Coimbra organiza para celebrar o Fado e a Canção de Coimbra, com o objetivo de (...)
Para assinalar este marco significativo, está programado um conjunto de atividades dedicadas a toda a comunidade e visitantes.
No espetáculo “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros”, que Olga Roriz vai levar ao palco (...)
Ao longo de 3 semanas, uma dezena de espaços da cidade de Coimbra acolhem 15 concertos em vários formatos, desde o solo ao ensemble alargado.
O Mosteiro de Santa Clara-a-Nova recebe o festival Les Siestes Coimbra nos dias 13, 14 & 15 de setembro.
Nascida e criada na aldeia de Maçãs de Dona Maria, foi aos 24 anos que a Dona Celeste saiu do lugar que a viu crescer pela primeira vez.
Destaque para a exposição "abrilvermelho" no Centro de Artes Visuais e para a exposição do MDM na Escola Jaime Cortesão, terminando com folclore em Cernache.
Chegámos à loja mais antiga da Rua Ferreira Borges e, com certeza, a uma das mais antigas da Baixa de Coimbra: a Chapelaria e Camisaria Salgueiro's.
Há 63 anos na Baixa de Coimbra, onde começou como marçano no Café Nicola, e há 60 como Ourives, o Sr. Cruz é uma das figuras incontornáveis da nossa Baixa.
"Sou um Homem feliz", afirma convicto o Sr. Marques, 85 anos, proprietário da Casa dos Enxovais da Baixa de Coimbra.
Enquanto aguardávamos para conversar com a D. Maria da Luz, atual proprietária de um dos cabeleireiros mais antigos da cidade, ela terminava um corte de cabelo à D. Odete de 89 anos.
Tú Taquería Wey, Ma, Italianino, Restaurante O Nacional, a Cervejaria & Marisqueira Napolitano, o Zé Manel dos Ossos e muito mais.
Com quase 100 anos de história, a Casa Confiança é, muito provavelmente, a loja mais antiga da Baixa de Coimbra.
Em 2023, a crise da habitação chegou a um ponto de rutura. Os preços das casas subiram em flecha na Europa.
O Convento São Francisco (CSF) vai receber, no dia 26 de novembro, às 17h00, no Grande Auditório, a tour “Rui Massena – Ensemble”.
A Baixa de Coimbra, o Parque Verde, o Mercado Municipal D. Pedro V são os principais eixos, além de vários outros espaços municipais.
Concerto com o maestro Rui Massena, a atuação dos The Black Mamba, de Diogo Piçarra, dos pianistas Filipe Gouveia Melo & Filipe Raposo (…)
A operação militar a decorrer na Ucrânia, o problema da inflação em grande parte dos Estados-Membros da União Europeia, o (…)
Amizade, humildade, trabalho… depois de estarmos à conversa com o Sr. Reis percebemos que estes são alguns dos motores da sua vida.
Há 18 anos que Vítor Marques assume, com Paulo Gonçalves e José Cruz, a gerência do centenário e emblemático Café Santa Cruz.
No ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução dos Cravos, o XXX Caminhos do Cinema Português dedica especial (…)