As feiras de Mira e Portomar regressam na próxima semana
As feiras de Mira e Portomar regressam na próxima semana, anunciou hoje a Comissão Municipal de Proteção Civil de Mira, que decidiu ainda autorizar a abertura diária do Cemitério Municipal, no âmbito do plano local de desconfinamento.
O Plano Municipal de Desconfinamento de Mira está a ser aplicado na sequência da aprovação pelo Conselho de Ministros do plano de transição do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade e a estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da covid-19.
As medidas do Plano, que já entrou numa segunda fase, vigoram de 20 a 31 de maio, sendo, no fim deste período, analisadas e atualizadas, avança o presidente da Câmara deste concelho do distrito de Coimbra, Raul Almeida.
Entre as medidas anunciadas hoje contam-se também o regresso do atendimento presencial nas infraestruturas do município, sendo o uso obrigatório de máscara, para funcionários e munícipes.
"O munícipe deve continuar a utilizar preferencialmente o atendimento via telefone, sendo que na entrada de cada edifício será feita uma triagem conforme a importância dos assuntos", aconselha a Proteção Civil, que lembra a "obrigação de aguardar vez no exterior dos edifícios e a manutenção do distanciamento social, durante o atendimento e nas filas de espera".
Também autorizada é a reabertura de parques infantis e de fitness, parques de merendas, pistas cicláveis e passadiços.
A par das feiras, regressa também a venda ambulante.
Mira vai ainda assistir à abertura das lojas com área superior a 400m2 que tenham porta para a rua, cumprindo as recomendações da Direção Geral da Saúde no que diz respeito à higienização e às regras de ocupação, permanência e distanciamento físico.
"A população deverá manter o afastamento social preconizado pela Direção Geral da Saúde e, sempre que possível, manter-se em casa, evitando ao máximo saídas desnecessárias", recomenda a Proteção Civil.
O município continua a distribuir pela população máscaras laváveis e reutilizáveis e de viseiras para o comércio local, no âmbito do Plano Municipal de Desconfinamento.
No Mira Center estarão em permanência disponíveis viseiras e máscaras de quinta-feira a sábado, das 10:00 às 20:00.
Para proceder ao levantamento, cada cidadão eleitor no concelho de Mira precisa apenas de apresentar o cartão de cidadão.
Se não for eleitor no concelho de Mira, deverá apresentar um documento que comprove a sua morada (exemplos: fatura de água, eletricidade e carta de condução).
Os empresários com estabelecimentos no comércio local deverão apresentar documento que comprove a atividade profissional.
Cada pessoa pode levantar máscaras para os familiares desde que apresente os documentos necessários.
A Câmara Municipal de Mira investiu 30 mil euros na aquisição de mil testes de rastreio da infeção covid-19 e comprou máscaras de proteção para toda a população do concelho.
Até 02 de fevereiro, Penela convida residentes e visitantes a explorarem a riqueza da gastronomia regional, saboreando pratos de galo preparados por quatro restaurantes
Acompanhe de perto as 8 propostas que o Teatro Municipal da Lousã apresenta para o mês de fevereiro.
À semelhança dos anos anteriores, as Noites da Tenda vão animar toda a época festiva com grupos musicais e outras atrações.
O cartaz, encabeçado pela cantora e compositora Bárbara Tinoco, inclui ainda o grupo Velha Guarda e o DJ da RFM Pedro Simões,(…)
"O Bonito" (Rabaçal), "O Pastor" (Pastor, no IC3), "Santo Amaro" (Santo Amaro, no IC3), "Xisto" (Louçainha, Espinhal),(…)
Na serra da Atalhada existem ainda vários moinhos privados, em bom estado de conservação, alguns deles utilizados também como alojamento local.
No mês de novembro, o Octant Lousã celebra os sabores e saberes da região com experiências gastronómicas únicas.
Já está cá fora o novo single de Umbelino. "Último Esforço" é o tema que sucede a "Espera" e "Diz-me", singles que que já ultrapassam
O Museu LOAD ZX Spectrum vai comemorar no domingo, dia 27 de outubro, o seu quarto aniversário, de forma online, com início às 20h45.
O menu de Kateryna é uma fusão de pratos tradicionais ucranianos, clássicos portugueses e influências francesas, refletindo a sua diversificada experiência culinária.
André Sardet, Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, Segue-me à Capela, Coro Ao Centro (do NRC.LPCC), José de Portugal e João Farinha
A tour começa no dia 23 de maio e inclui estreias em países como Arábia Saudita, Geórgia e Luxemburgo, além de regressos a palcos familiares em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido e outros.
Mais do que um projeto de decoração, esta Árvore de Natal Comunitária pretendeu chamar à participação e ao envolvimento de toda a comunidade,
No ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução dos Cravos, o XXX Caminhos do Cinema Português dedica especial (…)
São disponibilizados serviços um foco especial no estudo da figura humana, como aulas de desenho de modelo e de retrato.
Nascidos há uma década no seio da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, lançam no próximo dia 6 de dezembro.
No próximo dia 31 de outubro, às 21h30, o Convento São Francisco recebe o espetáculo de encerramento da Todos São Palco –
Natural de Gouveia, a história de Isabel cruza-se com a de Coimbra quando veio estudar Engenharia Electrotécnica na "cidade dos estudantes".
A Associação de Canto e Vozes – Fala Mulheres e a Câmara Municipal (CM) de Coimbra realizam o 1º Encontro Nacional de Canto a Vozes, nos dias 12 e 13 de outubro,
De 15 a 24 de julho o anfiteatro ao ar livre Colina de Camões, nos jardins da Quinta das Lágrimas volta a ser o espaço de excelência do Festival.
Do encontro com o pianista João Paulo Esteves da Silva no álbum “Respeitosa Mente”, de 2019, nasce a inspiração para este concerto com a Orquestra Jazz de Matosinhos.
“A Matança do Porco do Pai” tem uma duração aproximada de 100 minutos e está indicado para maiores de 16 anos. Os bilhetes estão disponíveis na OMT, postos Ticketline ou online
Em março, destaque absoluto da programação JACC/Salão Brazil para o Bill Frisell Trio, com Thomas Morgan e Rudy Royston.
A Ciência não vai de Férias... de Carnaval! E a nossa fórmula para as melhores férias volta a ter dois magníficos espaços à escolha: o UC Exploratório ou o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra!
usof e asio otus, artistas do coletivo que promove eventos regulares de música ambient em Lisboa, juntam-se desta vez para tocar em formato híbrido.
A entrada no espetáculo “Fernando Rolim – As ondas de um mar sem fim: Oito décadas de dedicação ao Fado e à Canção de Coimbra” é gratuita e os bilhetes poderão ser levantados
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.
Na última década, a Avenida João das Regras, na margem esquerda do Rio, reinventou-se e ganhou uma nova vida.
De 15 de novembro a 2 de janeiro 2025, a Magic Land está de regresso à cidade de Coimbra, com muita animação de Natal.
O momento inaugural contará ainda com a abertura da Feira do Livro e de uma exposição de fotografia e desenho científico, lançando o mote para seis dias de intensa atividade cultural.