Planos gratuitos para fazer, em Coimbra, durante o mês de Outubro (ou até o ano inteiro)

No Coimbraexplore não queremos que lhe falte nada, por isso, decidimos trazer uma série de sugestões de planos gratuitos para fazer, em Coimbra, durante o mês de Outubro. Na verdade, alguns deles são possíveis de fazer o ano inteiro.
Preparado para fazer print ou tirar notas?
Vamos lá! Começamos com monumentos com entrada gratuita. Isso mesmo, leu bem. Monumentos com entrada gratuita.
A Sé Nova, bem junto à Universidade de Coimbra, tem entrada gratuita de terça a sexta-feira das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h.
Descendo pelo Quebra-Costas vai encontrar o Arco de Almedina que era, à época, a principal porta de acesso ao interior da muralha da cidade medieval. Aqui vale a pena parar e imaginar como seria a Coimbra medieval.
Se seguir para a Baixa e este é sempre um bom plano gratuito, vai também encontrar várias igrejas que talvez nunca tenha visitado e que de certeza que o vão surpreender.
Logo na Praça 8 de Maio tem a Igreja de Santa Cruz, Panteão Nacional. Seguindo para a Praça do Comércio tem a Igreja de São Bartolomeu e a Igreja de Santiago. Entre e deixe-se surpreender pela beleza de cada uma delas.
Ainda na Baixa, mas já junto ao Mercado, vale a pena olhar com atenção para o Jardim da Manga. Sabia que esta é uma das primeiras obras arquitetónicas inteiramente renascentistas em Portugal? Verdade!
Está por aí alguém a dizer que não lhe apetece visitar monumentos? Não faz mal… As próximas sugestões que trazemos são para planos gratuitos ao ar livre para aproveitar este bonito e quente sol de Outono.
Começamos com a Mata Nacional de Vale de Canas, um espaço de 16 hectares e que tem diversas valências: um centro de interpretação, um centro de acolhimento de aves irrecuperáveis, trilhos de interpretação da natureza, circuitos de manutenção, espaços de lazer, um parque de merendas e um parque infantil. Mas se o que procura é um local para um passeio mais romântico também temos sugestões: o bonito Penedo da Saudade é sempre uma boa opção. Um local muito associado à história de D. Pedro e D. Inês de Castro uma vez que, segundo reza a lenda, foi aqui que D. Pedro se refugiou para chorar a morte da sua amada. Ou ainda, assistir a um pôr do sol no Seminário Maior de Coimbra de que já falámos aqui.
Mas há mais jardins e parques para se perder em caminhadas ou piqueniques no meio da natureza.
O jardim da Sereia, o Jardim Botânico, o Jardim da Casa do Sal, o Parque Dr. Manuel Braga que, aqui entre nós, fica ainda mais bonito com as cores quentes do Outono, ou o Parque Verde do Mondego. Opções não faltam só precisa de escolher e começar a planear o próximo fim-de-semana na cidade.
Mas calma, não feche já os planos que ainda temos mais duas na manga. Quer dizer, um não é um plano para o fim-de-semana mas vai ajudar a entrar nele com mais energia e sem sentimentos de culpa. Ainda se lembra do Night Runners? Pois bem, o Night Runners está de volta e as noites de quarta-feira já não podem, nem devem, ser passadas no sofá. Todas as quartas-feiras, às 20h20, no Largo da Portagem há encontro marcado para uma caminhada ou corrida noturna pela cidade.
E agora sim um plano para entrar no fim-de-semana de forma descontraída e animada. As matinés no Jardim da Casa das Artes Bissaya Barreto são tudo o que se quer depois de uma semana de trabalho e para conseguir desligar do stress. Das 18h às 21h há boa música, bom ambiente e de preferência boas conversas e gargalhadas partilhadas com amigos.
NUVIDEIA
Até 02 de fevereiro, Penela convida residentes e visitantes a explorarem a riqueza da gastronomia regional, saboreando pratos de galo preparados por quatro restaurantes
Acompanhe de perto as 8 propostas que o Teatro Municipal da Lousã apresenta para o mês de fevereiro.
À semelhança dos anos anteriores, as Noites da Tenda vão animar toda a época festiva com grupos musicais e outras atrações.
O cartaz, encabeçado pela cantora e compositora Bárbara Tinoco, inclui ainda o grupo Velha Guarda e o DJ da RFM Pedro Simões,(…)
"O Bonito" (Rabaçal), "O Pastor" (Pastor, no IC3), "Santo Amaro" (Santo Amaro, no IC3), "Xisto" (Louçainha, Espinhal),(…)
Na serra da Atalhada existem ainda vários moinhos privados, em bom estado de conservação, alguns deles utilizados também como alojamento local.
No mês de novembro, o Octant Lousã celebra os sabores e saberes da região com experiências gastronómicas únicas.
Já está cá fora o novo single de Umbelino. "Último Esforço" é o tema que sucede a "Espera" e "Diz-me", singles que que já ultrapassam
O Museu LOAD ZX Spectrum vai comemorar no domingo, dia 27 de outubro, o seu quarto aniversário, de forma online, com início às 20h45.
Além da atração gastronómica, o Festival conta com outros motivos de interesse, como a programação cultural do Teatro Municipal
Quem não vai faltar à 10ª edição do Sol da Caparica são os Da Weasel – a primeira confirmação para 16 de agosto de 2025 - uma banda que vai atuar em casa
Chama-se Talk-Show: Stem Cells Rock! e pretende mostrar ao público como se faz investigação na área das células estaminais e a sua importância
Penacova vai receber um festival de comidas de rua - Street Food Tour - com iguarias sul-africanas, mexicanas, argentinas, (...)
“Com uma programação rica diversificada e abrangente, convidamos todos a participar e a viver estes momentos únicos, onde a cultura, a arte(...)
O novo centro de estudos da cidade promete uma nova forma de olhar para os centros de apoio aos alunos, com sala de estudo, (...)
No concelho de Pampilhosa da Serra é possível ir ao céu sem tirar os pés da terra, através de propostas como sessões de observação, workshops,
Este ano, os participantes irão fazer o percurso pela Rota dos Arrozais e por várias localidades da Freguesia de Maiorca.
O programa inclui também diversas iniciativas associadas à Bienal do Humor Luiz d’Oliveira Guimarães, uma caminhada, animação de rua,(...)
Ligando Guarda, Coimbra e Castelo Branco, a recriação histórica do Clube Escape Livre repetiu o sucesso da primeira edição e promete voltar em 2025.
A Praia da Tocha vai receber pela primeira vez, nos próximos dias 29 e 30 de junho, o o Biofestival de Verão, que irá contar com a
Este projeto corresponde à tese de mestrado integrado em Arquitetura de Miguel Góis, orientada pelos professores do DARQ e arquitetos João Mendes Ribeiro e Rui Lobo.
Para além dos concertos, os visitantes poderão encontrar no recinto mais de 100 stands de expositores, atividades culturais e desportivas, (…)
O espectáculo, que nasceu em 2018, e que todos os anos se renova e bate recordes de bilheteira, passará por três cidades ao longo de seis semanas: Figueira da Foz, Lisboa e Porto.
O programa arranca este sábado, dia 06, pelas 10h00, com atividades de limpeza da vala e dos rodízios, seguida da abertura e moagem de cereais.
A 32.ª da Expofacic decorrerá de 25 de julho a 4 de agosto de 2024. A Expofacic venceu o Prémio Cinco Estrelas Regiões/2024, na categoria “Festas, Feiras e Romarias” (…)
A série de concertos Candlelight, conhecida por democratizar o acesso à música clássica, é uma experiência imersiva que acontece em espaços
Em 2018 deu que falar na sua muito breve passagem pela fase de casting do programa “The Voice Portugal”, onde, embora não tendo sido selecionada,
Localizado em um ambiente acolhedor e com instalações modernas, o CAE é o local perfeito para desfrutar de uma noite memorável repleta de cultura e arte.
Os cantores José Cid e Dino d’Santiago e o grupo Sons do Minho são as primeiras confirmações para a Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, que se realiza de 8 a 16 de junho.
O momento inaugural contará ainda com a abertura da Feira do Livro e de uma exposição de fotografia e desenho científico, lançando o mote para seis dias de intensa atividade cultural.