Planos gratuitos para fazer, em Coimbra, durante o mês de Outubro (ou até o ano inteiro)

No Coimbraexplore não queremos que lhe falte nada, por isso, decidimos trazer uma série de sugestões de planos gratuitos para fazer, em Coimbra, durante o mês de Outubro. Na verdade, alguns deles são possíveis de fazer o ano inteiro. 

Preparado para fazer print ou tirar notas?

Vamos lá! Começamos com monumentos com entrada gratuita. Isso mesmo, leu bem. Monumentos com entrada gratuita. 

A Sé Nova, bem junto à Universidade de Coimbra, tem entrada gratuita de terça a sexta-feira das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h. 

Descendo pelo Quebra-Costas vai encontrar o Arco de Almedina que era, à época, a principal porta de acesso ao interior da muralha da cidade medieval. Aqui vale a pena parar e imaginar como seria a Coimbra medieval. 

Se seguir para a Baixa e este é sempre um bom plano gratuito, vai também encontrar várias igrejas que talvez nunca tenha visitado e que de certeza que o vão surpreender. 

Logo na Praça 8 de Maio tem a Igreja de Santa Cruz, Panteão Nacional. Seguindo para a Praça do Comércio tem a Igreja de São Bartolomeu e a Igreja de Santiago. Entre e deixe-se surpreender pela beleza de cada uma delas. 

Ainda na Baixa, mas já junto ao Mercado, vale a pena olhar com atenção para o Jardim da Manga. Sabia que esta é uma das primeiras obras arquitetónicas inteiramente renascentistas em Portugal? Verdade!

Está por aí alguém a dizer que não lhe apetece visitar monumentos? Não faz mal… As próximas sugestões que trazemos são para planos gratuitos ao ar livre para aproveitar este bonito e quente sol de Outono.  

Começamos com a Mata Nacional de Vale de Canas, um espaço de 16 hectares e que tem diversas valências: um centro de interpretação, um centro de acolhimento de aves irrecuperáveis, trilhos de interpretação da natureza, circuitos de manutenção, espaços de lazer, um parque de merendas e um parque infantil. Mas se o que procura é um local para um passeio mais romântico também temos sugestões: o bonito Penedo da Saudade é sempre uma boa opção. Um local muito associado à história de D. Pedro e D. Inês de Castro uma vez que, segundo reza a lenda, foi aqui que D. Pedro se refugiou para chorar a morte da sua amada. Ou ainda, assistir a um pôr do sol no Seminário Maior de Coimbra de que já falámos aqui. 

Mas há mais jardins e parques para se perder em caminhadas ou piqueniques no meio da natureza. 

O jardim da Sereia, o Jardim Botânico, o Jardim da Casa do Sal, o Parque Dr. Manuel Braga que, aqui entre nós, fica ainda mais bonito com as cores quentes do Outono, ou o Parque Verde do Mondego. Opções não faltam só precisa de escolher e começar a planear o próximo fim-de-semana na cidade.


Mas calma, não feche já os planos que ainda temos mais duas na manga. Quer dizer, um não é um plano para o fim-de-semana mas vai ajudar a entrar nele com mais energia e sem sentimentos de culpa. Ainda se lembra do Night Runners? Pois bem, o Night Runners está de volta e as noites de quarta-feira já não podem, nem devem, ser passadas no sofá. Todas as quartas-feiras, às 20h20, no Largo da Portagem há encontro marcado para uma caminhada ou corrida noturna pela cidade.  

E agora sim um plano para entrar no fim-de-semana de forma descontraída e animada. As matinés no Jardim da Casa das Artes Bissaya Barreto são tudo o que se quer depois de uma semana de trabalho e para conseguir desligar do stress. Das 18h às 21h há boa música, bom ambiente e de preferência boas conversas e gargalhadas partilhadas com amigos.

NUVIDEIA

COIMBRAEXPLOREComentário