Os sabores Coreanos chegaram à cidade! Fique a conhecer 3 espaços que o irão deixar de água na boca
Se é preciso coragem para fazer "malas e bagagens" e ir viver para outro país, imagine, para outro continente. Foi essa coragem que Bruce e Julia, sul coreanos, tiveram em 2019 quando trocaram a Coreia do Sul por Portugal. Queriam dar uma boa educação aos filhos, num sítio tranquilo, onde se sentissem em segurança. Tudo o que ambicionavam para a família encontraram em Coimbra e aqui se instalaram. Quatro anos depois e com três restaurantes tipicamente sul coreanos abertos na cidade, dizem estar felizes em Portugal e não pretendem voltar à Coreia do Sul. Estão em casa.
Curiosos como somos, fomos espreitar os três restaurantes que Bruce e Julia "oferecem" à cidade e partilhamos consigo com a certeza de que se ainda não os conhece, vai ficar com vontade de conhecer.
Em 2020, no rés-do-chão do GiraSolum, um Centro Comercial que dispensa apresentações, abriram o Seoul Chicken, o primeiro restaurante de frango frito tipicamente coreano da cidade. Começou por ser apenas um espaço de takeaway e de entregas ao domicílio mas a adesão e o feedback foi tão positivo que passaram a servir à mesa, na esplanada. Frango Crocante, Frango com Molho de Soja e Alho, Frango com Ervas, Frango Picante... a oferta não é muito vasta mas é mais que suficiente para todos aqueles que apreciam frango frito sendo que, aqui, é tipicamente coreano. Já ficou com água na boca?!...
Ao perceberem o potencial da Baixa de Coimbra, Bruce e Julia decidiram investir ali e abrir um segundo espaço do Seoul Chicken, na Praça do Comércio. Um restaurante de "street food" tipicamente coreano, com lugares sentados no interior e na esplanada, que tem conquistado paladares. Aqui, além do típico Frango Frito, o Menu oferece outros pratos típicos da gastronomia coreana, todos criados e implementados pela própria Julia. Falamos, por exemplo, do Tteokbokki (Bolo de arroz ensopado com molho picante e vegetais fritos) e do Bibimguksu (Macarrão frio e picante com vegetais e ovo cozido). Na categoria das bebidas, Soju é a protagonista: a bebida típica da Coreia do Sul que existe em vários sabores. A verdade é que ali têm chegado pessoas de todo o mundo, turistas que passeiam pela Baixa e param para almoçar ou jantar mas, também, conimbricenses apreciadores da gastronomia coreana. Faz parte deste grupo?! Se fizer, vai gostar de saber a novidade que partilhamos já de seguida...
Bruce e Julia decidiram, uma vez mais, apostar na Baixa e abrir um terceiro espaço: o Gangnam Barbecue, também localizado na Praça do Comércio, abriu portas este Verão. Como o nome indica, o conceito do restaurante é barbecue coreano, uma experiência gastronómica tipicamente sul coreana que já se encontra muito, por exemplo, em Lisboa e que agora podemos experienciar em Coimbra. Recriando a experiência que se vive na Coreia do Sul, também aqui é o próprio cliente que "cozinha à mesa". Todas as mesas incorporam uma grelha específica, o "Ssto Ttu Kkeong", um grelhador coreano que torna a carne muito suculenta e menos gordurosa, potenciado o sabor da mesma. Também pode optar por grelhar barriga de porco, mariscos e vegetais. Os acompanhamentos são vários e vão todos para a mesa: arroz, puré de batata, salada coreana, berinjela assada, xuxu com molho coreano, sopa e um "set" de molhos. Um barbecue coreano pode e deve ser acompanhado por um bom vinho português porque de vinho percebemos nós. Já as sobremesas são, também, tipicamente coreanas: "Patbingsu" e "Croffle".
Todo o equipamento do restaurante veio diretamente da Coreia do Sul incluindo os copos, os talheres e os pratos. Porquê? Porque, a longo prazo, o calor inerente a um "barbecue" pode desgastar a louça e daí todo o material ser em inox. Tudo foi pensado ao pormenor para proporcionar a melhor experiência gastronómica possível. "Então mas se grelhamos à mesa, faz fumo... certo?", questiona-se desse lado. Certo, mas todas as mesas têm um extrator que suga o fumo, evitando esse incómodo.
Bruce e Julia renderam-se a Coimbra e, não temos dúvida, Coimbra já se rendeu aos sabores Coreanos e o Gangnam Barbecue será mais uma aposta ganha.
Seoul Chicken Solum, Seoul Chicken, Gangnam Barbecue: todos os dias, das 12:00 às 15:00 e das 18:30 às 23:00.
NUVIDEIA
Há melhor do que acordar sem despertador, ao fim-de-semana, e seguir diretamente para um delicioso Brunch?
A equipa de investigadores começou por identificar os químicos ambientais persistentes em fontes de águas residuais e avaliar a eficácia
Charlie Mag (Espanha), Cillian O’ Connor (Irlanda), David Navares (Espanha), Gonza Martini (Argentina), Gonzalo Albiñana (...)
A Escola da Noite e a Cena Lusófona, em parceria com mais de uma dezena de instituições da cidade e do país, (...)
Ao todo são sete concertos, que vão passar por Lisboa, Porto, Guimarães, Figueira da Foz, Albufeira, Fundão e Ponta Delgada.
De cinema a dj sets, concertos, exposições de arte e performances teatrais, o Luna Fest expandirá as suas fronteiras e trará à cidade de Coimbra
A região de Coimbra oferece uma vibrante programação de concertos ao longo de 2024, abrangendo diversos géneros musicais e locais emblemáticos.
O músico e compositor brasileiro está de regresso à Europa para celebrar 10 anos de carreira. Em Coimbra, irá revisitar os seus maiores sucessos num concerto intimista, no palco do Salão Brazil.
Hoje, vimos com este artigo dar a conhecer um pouco sobre a Mirtilos da Lousã, uma marca da empresa Belaberry, Lda.
Com o Verão a aproximar-se, os convívios entre amigos multiplicam-se. E haverá melhor plano que usufruir do bom tempo, numa esplanada, a beber um fino e a partilhar uma, ou várias, empalhadas?!
Visitas guiadas orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas vão desafiar os cidadãos a ver, a conhecer ou a redescobrir o património da cidade(…)
Enumeramos vários negócios de pequenas atividades que foram, são e serão sempre úteis no dia a dia de qualquer pessoa, família, casa e empresa.
Um espaço acolhedor, decoração minimalista com inspiração marítima e uma solarenga esplanada onde apetece desacelerar, assim é o Nau Coffee.
De My Hero na mão, que melhor só partilhada entre pai e filhos, um brinde aos progenitores de todas as formas e feitios. Cheers!
No Dia de São Valentim, a Quinta das Lágrimas, cenário do amor eterno de Pedro e Inês, convida a criar novas memórias em Coimbra.
O dia 14 de Fevereiro, Dia dos Namorados, foi apenas o pretexto que surgiu para escrevermos um artigo sobre os alojamentos mais românticos em Coimbra e nos arredores.
A cozinha, aberta em pano de fundo, é o convite que faltava para nos sentarmos e, barriga houvesse, tínhamos pedido um de cada.
Oito anos depois da sua última temporada em cena, o café-teatro do Teatrão está de regresso para comemorar as 30 primaveras da companhia.
Inaugurada a 12 de agosto de 2007, a Casa-Museu Miguel Torga proporciona uma aproximação à intimidade de Miguel Torga.
As nossas próximas duas sugestões estão interligadas. Falamos do Museu PO.RO.S Portugal Romano em Sicó e das ruínas de Conimbriga.
Estarão presentes Livraria Almedina, Dr. Kartoon, Editora Lado Esquerdo, Grupo de Arqueologia e Arte do Centro, Imprensa da Universidade de Coimbra, (…)
Passear junto à natureza é uma das atividades mais saudáveis que podemos fazer com regularidade e, a boa notícia, é que é grátis.
Os bilhetes, que já estão à venda nos locais habituais e em https://www.bol.pt/, contam com desconto de 40% para os detentores do Cartão Amigo do CSF.
O Alma Shopping, Centro Comercial gerido e comercializado pela consultora imobiliária CBRE, abriu portas a uma nova loja no passado dia(…)
Ciclo dedicado às possibilidades criativas dos instrumentos de cordas, organizado pela Casa das Artes Bissaya Barreto, está de regresso,(…)
Ao longo da noite, a música dos J&V Music – grupo de música de baile criado por Bruno Carnim, que já colaborou previamente com o Teatrão (…)
O Ciclo Cinema e Autoria é uma iniciativa inserida no programa das Comemorações do Centenário da Biblioteca Municipal, um projeto (…)
As Galas Internacionais de Magia são, também, uma marca dos Encontros Mágicos. Este ano, vão decorrer nos dias 22 e 23 de setembro,(…)
De 19 a 22 de maio, o palco alternativo da Queima das Fitas, com programação e curadoria da Rádio Universidade de Coimbra, (…)
Fomos falar com Carlos Tomás, um artesão que reclama para si o título de último pintor de louça “ratinha”, para muitos a verdadeira louça de Coimbra.