Mateus Aleluia apresenta Bahia Profunda no MATE em Coimbra

Compositor, cantor e instrumentista está em Portugal para concerto inédito e apresentação do livro Cadernos de Música - Mateus Aleluia

No ano que celebra 60 anos de carreira, Mateus Aleluia apresenta, no dia 21 de Outubro, em Coimbra e no contexto da edição portuguesa do MATE Europe, o projecto Bahia Profunda, espetáculo inédito baseado num programa de cooperação internacional em torno da cultura do Brasil e de Portugal. O programa que também se chama Bahia Profunda, foi idealizado pelo artista e pretende promover as dinâmicas culturais que relacionam os dois países, destacando ainda as relações com as culturas africanas e indígenas brasileiras.

Multifacetado, pesquisador e livre pensador, Mateus é reconhecido pela criação duma estética singular que se faz no trânsito entre os mais diversos temas da cultura afro-brasileira resultando na criação de uma cosmogonia própria. As suas canções são fruto do exercício de observação da vida e muitas vezes evocam o conceito do afrobarroco defendido por ele. Combinando influências afro-indígenas-européias com maturidade, a sua obra reflete precisão e serenidade, adquiridas ao longo de uma vida dedicada a transitar fisicamente e esteticamente entre a África e o Brasil. 

Para apresentar o espetáculo Bahia Profunda ele viaja acompanhando de uma pequena delegação de artistas brasileiros das mais diversas linguagens artísticas, da dança à literatura e narração de histórias, além da música, possibilitando ao público português uma experiência rica em torno da cultura baiana. No show Mateus passeará por clássicos da sua trajetória, desde a emblemática obra dos Tincoãs, até suas criações mais recentes, que lhe renderam uma indicação ao Grammy Latino em 2022. Acompanhado da pianista e cantora Fabiana Aleluia e do percussionista Day Brown, ele aguarda o público para uma noite inesquecível. 

Para o artista: "Coimbra está nos acolhendo para falarmos sobre o Bahia Profunda, todo agradecimento a Coimbra por esse gesto de acolhimento ao que acredito que é um dever e um desejo de todos quantos vivem esta vida luso-africana. África, Brasil e Portugal abrindo o espaço da Europa para a inclusão. O Bahia Profunda é um aportar aqui no porto chamado Brasil. Ao falar em Bahia Profunda não podemos deixar de citar a participação de Portugal, a de vários países africanos e a participação sobretudo do dono da terra, as várias etnias de indígenas que aqui existiam quando os europeus chegaram pela primeira vez. Quando nós voltamos as nossas velas para Portugal neste início de Bahia Profunda é para ver se através de Portugal a gente consegue se conectar com tantos e quantos façam parte dessa história. Esperamos que essa pedra basilar que nós vamos plantar seja reverberada em todo local necessário onde o projeto deva chegar. Um projeto que visa a inclusão do ser humano, respeitando as suas individualidades, as suas especificidades. O Bahia Profunda é um programa que pretende mostrar a pluralidade de culturas do Brasil através da Bahia, mas não a Bahia estado, a baía acidente geográfico: a baía de todos os santos. A baía de Alah, a baía de Jeová, de Oxalá, Suko, de Nzambi, Tupã, Olodumaré. A baía de todos os santos católicos, de todos os caboclos, de todos os ritos, de todos os credos, de todas as cores. Essa é a Bahia, se embale na vida e viva". 

Sobre o Bahia Profunda:

Bahia Profunda é um programa de cooperação artística, científica e cultural entre Brasil e Portugal que resulta em oferta turística. O programa envolve a participação de diversos países cujas culturas contribuíram diretamente no processo de formação da cultura brasileira no geral, e da baiana em particular, tendo por finalidade possibilitar o conhecimento dos aspectos das culturas européia, africanas e indígenas que confluem para o modo de vida do povo brasileiro. Através do intercâmbio científico e cultural a população de ambos os países poderão entrar em contato com valores culturais embrionários da cultura afro-barroca que se encontram adormecidos e arquivados. Para este resgate, e, conseqüente oferta turística, é necessário um mergulho no passado, identificando a contribuição dos países que povoaram o Brasil. Dessa forma, acredita-se que seja relevante apresentar a sociedade este legado riquíssimo, por meio de uma série de atividades que culminam com uma grande mostra cultural construída sob uma perspectiva turística antropológica. Colocando em diálogo as artes cênicas, o audiovisual, a música, as artes visuais, o patrimônio cultural e as ciências sociais pretendemos construir um legado inclusivo em torno da dinâmica das culturas.  O projeto é de autoria de Mateus Aleluia Lima, cantor, compositor e pesquisador. 

COIMBRAEXPLOREComentário